terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"O Professor Que Eu Quero Ser"





“O professor que eu quero ser”

                Sob o ponto de vista proposto em sala, comecei a pensar em qual tipo de professor que quero ser. Já partindo do pressuposto que há vários tipos de professores, gostaria de me destacar em meio aos “grandes” como esses que tenho tido na graduação em Letras e aqueles que me deram toda base, na educação infantil e fundamental. Penso que não há um tipo correto de professor, contudo acredito que o bom professor seria como um camaleão, o qual se adapta a diferentes situações e contextos sociais.
              Quando penso em meu futuro lecionando línguas portuguesa, espanhola e inglesa, imagino-me fazendo alguma diferença na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Quero ser um professor do qual os alunos se lembram como aquele que me ensinou a fazer isso ou aquilo ou aquele que me mostrou um caminho alternativo. Quero ser amigo e mostrar a realidade, acolher e repreender quando necessário. Quero ser atualizado quando se tratar de tecnologia, não se esqueçam que escrita é tecnologia, e metodologia de ensino. Quero poder fazer com que meus alunos se sintam confortáveis em sala de aula. Quero ser fonte de conhecimento sobre alguns assuntos, porque acredito que não podemos e devemos ser versados em tudo. Quero ser informado desde o BBB e o funk que está na moda, até a filosofia e processos cognitivos ocorrentes em adolescentes nos países islâmicos. Quero ensinar meu aluno a questionar e não somente aceitar as coisas como elas são ou como elas nos são apresentadas. Quero ser aquele professor brincalhão que sabe quando parar e, mais que isso, consegue mostrar paro o aluno que agora é melhor parar. Quero ser aquele professor cujo nome, quando dito, acarretará uma serie de lembranças de aulas interessantes e divertidas.
                Em suma, penso que o professor de sucesso e aquele que, além de sua matéria, ensina o aluno a ser cidadão, a sonhar, a ver a mesma coisa sob pontos de vista distintos. O professor que eu quero ser sou eu com todas minhas complexidades e particularidades. 

Rodrigo Pelegrini Honorato
Professor de Linguas

6 comentários:

  1. Thanks for the emails. They really motivate me!

    ResponderExcluir
  2. This is the best one made by you until now! Congratulations!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bacana, pena que muitos professores pensam apenas no contra-cheque, principalmente em escolas públicas, as quais deveriam ser tão boas quanto as particulares!! Também estou pretendendo dar aulas um dia!!

    ResponderExcluir
  4. Dawg, você já é um grande exemplo e sua trajetória e dedicação são inspiradoras!

    Keninha

    ResponderExcluir
  5. haaaa Vc é um exemplo de pessoa que eu adoraria carregar por toda a minha vida...E com toda a certeza me lembrarei de vc sempre com um sorriso no rosto e no coraçao!

    ResponderExcluir
  6. Vania, Rodrigo, Keninha, and Leidi. Thank you very much for the comments and for being nice to me at all times.

    ResponderExcluir